quarta-feira, 13 de março de 2013

DINOSSAUROS X TECNOLOGIAS


DINOSSAUROS X TECNOLOGIAS

Aridelson Ferreira



Mesmo vivendo a era da informação onde computadores são encontrados por todos os lugares e utilizados como instrumentos capazes de realizar quase tudo, vez ou outra faz-se necessário buscarmos a sensação incomparável de manusear livros, passear por índices, buscar assuntos interessantes em páginas que podem ser tocadas, sentidas e visualizadas.
No entanto, as bibliotecas estão fadadas e virarem museus e livros serem considerados dinossauros da informação. Alguns estudiosos, principalmente aqueles nascidos no século passado, dirão que estou louco, que não entendo de livros ou que na verdade sequer sei ler. Mas a verdade queridos amigos, é outra muito diferente daquilo que se pensa. Entrei dias desses na biblioteca de uma escola deparei-me com uma sena no mínimo estranha, ou quem sabe desoladora. Vi livros, clássicos da literatura, servindo como calço para mesas bambas, servindo de alimentos para traças, baratas, pulgas, ratos entre outros animais. E por falar em animais, é complicado saber que numa instituição de educação isso possa acontecer.
Mas acontece, o local é inapropriado para presença de seres humanos, não existe organização e claro não existe limpeza, os livros estão amontoados em prateleiras cheias de cupins ou ainda pior, lacrados em caixas há anos sem mostrar sequer sua cara para que possamos admirar suas capas. Vivemos sim a era da informação, vivemos o mundo da globalização, vivenciamos o encurtamento das distâncias, mas vivemos também a era do desperdício, a era da falta de conscientização, vivenciamos a falta de cultura, vivenciamos o crescimento da violência, vivemos a falta de investimentos na educação. E por falar em tecnologia, informação, globalização e etc, saí dali e fui ao laboratório de informática e lá encontrei uma sala comandada por um leão de chácara, um cidadão que se acha dono do laboratório, querendo saber de tudo que eu iria fazer no computador. Bom, como não tive acesso a biblioteca pelos motivos supracitados e também não tive acesso ao laboratório de informática pelos motivos também já explicados, recorri a sala de aula onde em cada mesa se encontra um micro, liguei o mesmo, e este não funcionava, faltava o mouse, o teclado estava queimado, e não existia conexão com a internet, sem falar que a instalação das tomadas não eram compatível. Nossa parece que não é só a biblioteca que se compara a um museu e sim a escola toda, comanda por dinossauros, verdadeiros inimigos da educação. Bola pra frente é só um desabafo. A PROPÓSITO VOCÊ CONHECE UM LUGAR ASSIM??


Um comentário:

Sylvia Arcuri disse...

Eu conheci um lugar assim, mas hoje conheço uma escola diferente, onde todos estão comprometidos com a educação. Uma escola integral e integrada, onde alunos e professores passamos muito tempo juntos, em um espaço de saber, cultura e até mesmo de lazer. Uma escola ecológica, onde, não só prepara para o ENEM como da a possibilidade de uma profissão, Téc. Administração. Sim, TODAS as instalações funcionam, temos laboratórios de informática e química, sala de artes, biblioteca com agente de leitura e bibliotecário, onde todos os alunos, obrigatoriamente pegam livros uma vez por mês e entrega o fichamento para seu professores. Escola essa que a direção é presente, os alunos só tem a preocupação de estudar. Sei que é apenas uma na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, mas está mudando não só a vida de 600 alunos como a dos seus 42 professores. Ficou curioso? Esse é o C.E. Erich Walter Heine, preocupado a formar bons cidadãos.